Afetação (Fingimento, simulação) do sentimento ou da sensibilidade.
Oração:
Prece sob forma de meditação; reza. Definição de Oração:
§2559 "A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes. De onde falamos nós, ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das "profundezas" (Sl 130,1) de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado. A humildade é o fundamento da oração. "Nem sabemos o que seja conveniente pedir" (Rm 8,26). A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus. (CIC)
Oração Sentimental: EMOTIVISMO, ou seja, um ERRO!
O catecismo nos ensina:
A oração é um dom da graça e uma resposta decidida de nossa parte. Supõe sempre um esforço. Os grandes orantes da Antiga Aliança antes de Cristo, como também a Mãe de Deus e os santos com Ele, nos ensinam: a oração é um combate. Contra quem? Contra nós mesmos e contra os embustes do Tentador, que tudo faz para desviar o homem da oração, da união com seu Deus. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza. Se não quisermos habitualmente agir segundo o Espírito de Cristo, também não poderemos habitualmente rezar em seu Nome. O "combate espiritual" da vida nova do cristão é inseparável do combate da oração.
Temos que ter esta Consciência de não misturar o que é sentimento com espiritual.
Temos sim que mover nossas forças interiores o que somos, o que fazemos, tudo de nós, para potencializar nossa oração e não só externalizar sentimentos como nos ensina a santa madre Igreja.
§2702 Essa necessidade de associar os sentidos à oração interior responde a uma exigência de nossa natureza humana. Somos corpo e espírito, e sentimos a necessidade de traduzir exteriormente nossos sentimentos. É preciso rezar com todo o nosso ser para dar à nossa súplica todo o poder possível.
§2703 Essa necessidade corresponde também a uma exigência divina. Deus procura adoradores em Espírito e Verdade e, por conseguinte, a oração que sobe viva das profundezas da alma. Ele também quer a expressão exterior que associa o corpo à oração interior, pois ela Lhe traz esta homenagem perfeita de tudo aquilo a que Ele tem direito.
§2722 A oração vocal, fundada na união do corpo e do espírito na natureza humana, associa o corpo á oração interior do coração, a exemplo de Cristo, que reza a seu Pai e ensina o "Pai-Nosso" a seus discípulos.
É preciso sim que a oração venha das profundezas da alma, e da boca pra fora só saia à verdade que vivemos, em forma de oração, louvor e súplicas. E aí sim compreenderemos verdadeiramente o dom da oração.
Higor Santos
Shalom Adonai.
"A caridade sem a verdade cai no sentimentalismo", diz o Santo Padre, o Papa Bento XVI (Caritas In Veritate, n.3)
Nenhum comentário:
Postar um comentário